Pestos, pastas e molhos

Pesto de coentro

Aos domingos, praticamos meditação coletiva e, nesses dias, costumamos preparar o almoço juntos. Eu tinha uma amiga que estava me visitando dos Estados Unidos e que queria me ensinar a preparar pesto, mas eu não tinha os ingredientes tradicionais. Tudo o que eu tinha era coentro fresco, algumas castanhas, limão, azeite e mel.

Ela deu uma olhada ao seu redor e disse: “Dê-me o que tem. Acho que isso funcionará. Nós faremos algo bom para o almoço”.

Lavamos as folhas de coentro, picamos e colocamos em um processador. Jogamos um pouco de sal, sementes de girassol, azeite de oliva, suco de limão e eu adicionei uma boa colher de mel. Ela me olhou surpresa, mas o resultado do que preparamos, depois de processado até ficar bem cremoso, era…”il pesto eccezionale” (o pesto excepcional, em italiano).

Desde então, faço pesto com tudo que acho apropriado: salsinha, salsão, maçã, manjericão.  Segundo a naturopatia e as dietas ayurvédicas, essas ervas são ótimas para a saúde. Elas são essenciais para neutralizar os metais pesados acumulados no nosso organismo.

Pesto de coentro

Print Recipe
Serves: 8 Cooking Time: 30 mins

Ingredients

  • 2 maço de coentro lavados
  • 1 punhado de castanha de caju torrada
  • 1 limão espremido
  • 1 ½ colheres de sopa de mel
  • 1 colher de chá de sal marinho
  • 1 xícara de chá de azeite de oliva ou de óleo de coco

Instructions

1

Em um processador, coloque as folhas, os talos e as raízes do coentro picadas.

2

Adicione o azeite de oliva, o suco de limão e bata bem.

3

Acrescente as castanhas de caju, o sal e bata até ficar bem cremoso.

4

Ajustes o sal e o mel e sirva!

Notes

Não jogue nada fora. As raízes possuem inúmeros benefícios e ajudam a eliminar os metais pesados absorvidos pelo nosso corpo. O consumo de água e alimentos saudáveis não previne a não-absorção de metais como mercúrio, alumínio, arsênico e outros tóxicos presentes em pesticidas, agrotóxicos e até na pasta de que escovamos nossos dentes.

You Might Also Like