Blog/ Sucos e smoothies

A diferença entre sucos e smoothies

Qual é a diferença entre sucos e smoothies?

Smoothies são comidas liquefeitas. Todos os ingredientes vão para um liquidificador e são batidos até virarem uma bebida cremosa que você bebe lentamente. Nesse caso, é importante adicionar alguns óleos essenciais que ajudam na digestão e a manter o equilíbrio bacteriano do trato digestivo.

Já os sucos são peneirados ou filtrados, extraindo apenas o sumo sem suas fibras.

Um método alternativo é utilizar uma centrífuga extratora de sucos que automaticamente separa as fibras do sumo. Ela primeiro rala finamente o ingrediente e depois centrifuga esses pequenos pedaços em uma velocidade de 3600 rpm, separando os líquidos dos sólidos. Devido à alta velocidade de centrifugação, o suco incorpora mais oxigênio e portanto, oxida mais rapidamente depois de alguns minutos.

A prensa de suco a frio é um extrator que roda a 80 rpm e extrai lentamente o suco de fritas e vegetais. Esse tipo de extração a frio previne a oxidação precoce e você pode guardar o suco por até 72h na geladeira (de 4 a 5ºC).

Uma das diferenças mais significativas entre ingerir sucos e smoothies é a energia que o corpo gasta para absorver os nutrientes contidos nos smoothies. As fibras e celulose presentes no smoothies tem um papel importante de eliminar toxinas alojadas no corpo. As fibras também ajudam o organismo a digerir açúcares mais eficientemente.

Quando estamos saudáveis e com organismo em equilíbrio, sentimos todo o poder energético, a sensação de bem estar, a clareza da mente e o alerta cognitivo, que nos inspiraram a fazer o que precisamos com entusiasmo e leveza. Já quando estamos doente, sentimos fadiga, falta de vigor e desânimo além de dores por todo o corpo. Tudo se torna difícil e pesado. Há falta de motivação, de clareza, de poder cognitivo e de inspiração para fazer qualquer atividade. Um sentimento geral de apatia e lentidão toma conta de nossa mente e corpo.

Porque preferir sucos a smoothies quando estamos doentes?

  • Quando bebemos sucos sem suas fibras, o corpo absorve rapidamente seus nutrientes, vitaminas e minerais, gerando uma explosão de energia.
  • Existe um fenômeno que acontece no corpo. O corpo utiliza 80% de sua energia para extrair 20% de nutrientes para se auto sustentar. A energia que consumimos é para a manutenção, a limpeza, a construção e para produzir mais energia.
  • Quando bebemos sucos, o corpo absorve até 95% de seus nutrientes e os 5% restantes, são utilizados para absorver e descartar o que sobra.
  • Quando o corpo está doente, ele precisa economizar energias para recuperar das inflamações. Sucos são mais eficientes e, portanto, recomendados durante esse período, pois é sua absorção pelo organismo mais rápida. Uma vez recuperado das doenças, smoothies podem ser reintroduzidos na dieta e tem o papel de promover uma nutrição mais completa, com fibras.

Do que o corpo precisa para se sustentar no nível ótimo? A resposta é combustível. O corpo humano precisa de oxigênio, nutrientes e remoção de toxinas.

Suco e smoothie verde

Print Recipe
Serves: 3 Cooking Time: 30 mins

Ingredients

  • ¼ de abacaxi
  • 2 talos de salsão
  • 3 folhas de couve
  • 2 maças com casca
  • 1 pedaço de gengibre
  • 1limão com casca
  • 1 pepino pequeno
  • 1 punhado de coentro com talos e raízes

Instructions

1

Deixe folhas, legumes e frutas de molho em água morna com vinagre para eliminar ceras e excesso de toxinas que podem estar contidos no exterior.

2

Seque e corte-os em pedaços.

3

Passe cada ingrediente no extrator de suco ou processador.

4

Para smoothie, sirva assim mesmo!

5

Para suco, coe em um voal.

Notes

Mantenha refrigerado para consumir ao longo do dia.

You Might Also Like